segunda-feira, 26 de abril de 2010

Symantec alerta fãs de futebol para se previnirem contra fraudes na Internet durante o Mundial

A Symantec Corp. (Nasdaq: SYMC) anunciou que continua monitorando quaisquer atividades maliciosas na Internet relacionadas à Copa do Mundo de futebol, que começa no dia 11 de junho. O website, www.2010netthreat.com, dedicado especialmente ao assunto foi criado pela Symantec, com informações, comentários, dicas de segurança e links úteis para que os fãs de futebol naveguem com segurança na Internet em busca de notícias, ingressos e outros dados sobre o evento.
Daniel Rojas, gerente de marketing para o norte da América Latina da Symantec, informou que os ciberpiratas aproveitarão o entusiasmo dos fãs para enviar mensagens sobre a competição que, no fundo, "escondem algum tipo de vírus". Rojas destacou que já foram detectadas mensagens que convidam os internautas a se inscreverem em concursos relacionados com o Mundial, os quais oferecem prêmios falsos mas que, no fundo, querem capturar os dados dos usuários para depois utilizá-los em fraudes, roubos eletrônicos e outra série de crimes informáticos.

O especialista da Symantec, companhia mundial especializada em segurança digital, denunciou que, entre 2008 e 2009, os códigos maliciosos (ataques contra o sistema) se multiplicaram notadamente, passando de 1,69 milhão para 2,89 milhões. A lista de países de onde se origina a maior parte da atividade maliciosa é encabeçada por Estados Unidos, China, Brasil, Alemanha, Índia, Reino Unido, Rússia, Polônia, Itália e Espanha. Na América Latina, o Brasil aparece em primeiro lugar, seguido de México, Argentina, Chile, Colômbia, Venezuela, Peru, República Dominicana, Porto Rico e Uruguai.

A Symantec destacou, ainda, que os principais geradores de ataques informáticos contra a América Latina são Estados Unidos, Brasil, México, Argentina, China, Costa Rica, Chile, Canadá, Espanha e Colômbia. O relatório alertou que no ano de 2009, 88% de todo o correio eletrônico gerado no mundo foi spam (não solicitado). Nesse sentido, a empresa destacou que entre os 10 países do mundo que geram a maior parte deste tipo de correio aparecem Brasil e Colômbia, segundo e décimo da lista, respectivamente.

Os Estados Unidos está em primeiro lugar. O Brasil aparece como o principal país latino-americano gerador de spam e a Colômbia está em segundo, seguida de Argentina, Chile, México, Peru, República Dominicana, Venezuela, Uruguai e Guatemala.

Fonte: http://www.oficinadanet.com.br http://www.symantec.com/ e http://www.2010netthreat.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário