quinta-feira, 22 de abril de 2010

Como funciona a TV 3D


A televisão, como a maioria das tecnologias, evoluiu muito desde a sua estréia. Houve a mudança da TV preto-e-branco para a colorida. Depois, os fabricantes começaram a oferecer televisores em formatos maiores, usando vários métodos de projeção. Nas últimas duas décadas, nós vimos as tecnologias de LCD e plasma avançarem ao ponto em que você pode sair e comprar uma televisão de 61 polegadas (cerca de 155 cm na diagonal) e apenas alguns centímetros de espessura. E a televisão de alta-definição (HDTV) nos proporciona uma imagem tão mais vibrante e nítida que é quase como se você não estivesse olhando para uma coleção de pixels.
E a televisão em 3D?

o foco é o segredo dos filmes e televisores 3D. Ao mostrar a cada olho a mesma imagem em duas posições diferentes, você pode fazer seu cérebro pensar que a imagem chata que você está vendo tem profundidade. Mas isso também significa que os pontos de foco e convergência não casem com o modo com que eles fazem em objetos reais. Embora seus olhos possam convergir para duas imagens que parecem ser um objeto bem na sua frente, eles, na verdade, estão focando em uma tela que está mais longe.Nos negócios 3D, há duas grandes categorias de óculos 3D: passivo e ativo. Lentes passivas se baseiam em uma tecnologia simples com lentes de cores diferentes para filtrar as imagens que aparecem na tela da TV.
As duas cores mais comuns são vermelho e azul. Olhando para essas telas sem os óculos, há dois conjuntos de imagens levemente deslocadas uma da outra. Uma terá uma tinta azul nela e a outra, um tom avermelhado. Colocando os óculos, pode-se ver uma única imagem que parece ter profundidade.

Os óculos ativos não têm lentes coloridas. O método não compromete a qualidade da cor da imagem. O que ele faz é controlar quando cada um de seus olhos pode ver a tela. O óculos usa a tecnologia de LCD para se tornar uma parte ativa da experiência de observação. Eles têm sensores infravermelhos que permitem que eles se conectem sem fio com seu televisor ou display. À medida em que o conteúdo 3D aparece na tela, a imagem alterna entre dois conjuntos da mesma imagem. Os dois conjuntos estão deslocados um do outro, de modo similar ao que acontece com os sistemas de óculos passivos. Mas os dois conjuntos de imagens são mostrados ao mesmo tempo - eles ligam e desligam a uma taxa de velocidade incrível. Olhando para a tela sem os óculos, ela aparece como dois conjuntos de imagem simultâneos.


Televisores prontos para 3D
Não é possível ainda utilizar um televisor padrão e esperar que os óculos ativos funcionem. É preciso sincronizar as imagens alternando na tela com suas lentes LCDs dos óculos, ou seja, o conector do sincronizador de sinal estereoscópico. Trata-se de um conector padrão, com três pinos que plugam em uma porta especial do televisor ou da tela 3D Ready. A outra ponta do cabo pluga em um emissor de raios infravermelhos. O emissor envia o sinal para seu óculos 3D ativo. É isso que sincroniza as lentes LCDs com a ação na tela.O conector opera usando lógica transistor-transistor (TTL). Um pino no conector carrega eletricidade de baixa voltagem. Um segundo pino age como fio terra. E o terceiro pino carrega o sinal do sincronizador estereoscópico.

Mesmo com um televisor 3D Ready, um emissor e um par de óculos ativos, nem tudo em sua tevê vai parecer ser tridimensional. Os fornecedores de conteúdo devem otimizar o sinal para 3D primeiro. Embora seja possível modificar uma filmagem existente para conteúdo 3D, alguns provedores preferem criar vídeo tendo o 3D em mente antes. Atualmente, a maneira mais fácil de ver conteúdo 3D é conectar um computador à sua televisão 3D Ready usando um cabo HDMI, e em seguida enviar o conteúdo 3D do computador para a televisão. No futuro, nós provavelmente veremos mais DVD players capazes de enviar sinais 3D para os televisores e talvez até incorporar transmissões 3D a serviços de cabo e satélite.

TV 3D da LG
A LG divulgou o seu cronograma de lançamentos para 2010. A grande novidade será a venda da primeira TV 3D no país a partir deste mês de abril.
Devem chegar os modelos das séries LX9500 e LEX6500. Os tamanhos variam entre 42 e 55 polegadas. Os modelos maiores, com 60 e 72 polegadas, só chegarão ao mercado no segundo semestre.

A TV 3D apresentada funciona com óculos ativos e o usuário poderá assistir TV Aberta em 3D – desde que haja o sinal – e filmes em 3D. O reprodutor de blu-ray é igual ao outros, mas, para funcionar, a mídia deve ser em 3D. A Rede Globo já fez alguns testes controlados da transmissão e esperara-se que até a Copa do Mundo o sinal esteja funcionando em algumas localidades.

Fonte: http://eletronicos.hsw.uol.com.br/tv-3d.htm e http://www.abril.com.br/noticias/tecnologia/lg-vendera-tv-3d-brasil-partir-abril-537156.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário